• Direto no Ponto

Empresário da Delta promete delatar políticos do PMDB e do PSDB, diz jornal

Posted by: | Posted on: outubro 19, 2016

O empresário Fernando Cavendish, dono da construtora Delta Engenharia, negocia um acordo de delação premiada no qual pretende detalhar supostos pagamentos de propinas a políticos do PMDB e do PSDB relacionados a obras nos governos de São Paulo, Rio e Goiás, além de estatais federais como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Petrobras. A informação foi divulgada pelo jornal “Estado de S. Paulo”. O acordo de colaboração é da Operação Saqueador, da qual o empresário foi alvo em junho deste ano.

Ainda de acordo com o “Estado de S. Paulo”, na proposta da delação entregue aos procuradores do Ministério Público Federal do Rio e à Procuradoria-Geral da República, Cavendish cita pagamentos indevidos que seriam destinados ao senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

No dia 30 de junho deste ano, o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) deflagraram a Operação Saqueador para cumprir cinco mandados de prisão em São Paulo, Rio e Goiás. Entre os alvos estavam o ex-presidente da empreiteira Delta Construções Fernando Cavendish, o bicheiro Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, e o empresário Adir Assad, que já foi condenado na Operação Lava-Jato.

O dono da Construtora Delta, Fernando Cavendish, o contraventor Carlinhos Cachoeira e os empresários Adir Assad, Cláudio Abreu e Marcelo Abbu deixaram, no dia 11 de julho, o presídio de Bangu 8, na Zona Oeste do Rio, sem tornozeleiras eletrônicas. Os cinco presos na Operação Saqueador foram soltos depois que a desembargadora Nizete Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, decidiu que eles cumpram prisão domiciliar.

A decisão, entretanto, era apenas mais uma entre idas e vindas no caso. No dia 27 de julho, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) determinou que o ex-dono da Delta Fernando Cavendish e o bicheiro Carlinhos Cachoeira voltassem para a prisão. A decisão vale também para os empresários Adir Assad e Marcelo Abbud e o ex-diretor da Delta Cláudio Abreu. No dia seguinte, Cavendish foi levado de volta para a prisão, no Presídio Ary Franco, em Água Santa. O empresário foi o último dos cinco presos na Operação Saqueador a ser levado para o sistema penitenciário do Rio, após a Justiça revogar a prisão domiciliar deles. O bicheiro Calinhos Cachoeira, os empresários Adir Assad e Marcelo Abbud e o ex-diretor da Delta Cláudio Abreu, também foram presos no mesmo dia.

Fonte: O Globo





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *